top of page
A - Branco-19.png

Ágape Filmes

Produtora e plataforma de criação cultural dedicada ao desenvolvimento de projetos cinematográficos, literários e formativos que investigam as relações entre imagem, espaço, memória e território.
Atua na realização de documentários, filmes autorais, projetos socioculturais e processos formativos, a partir de uma escuta sensível das paisagens, das cidades e das narrativas que emergem da experiência humana, articulando cinema, arquitetura, literatura e pensamento crítico.

retratos---amelia_-milena_-kau-_9-de-22_.jpg

Milena Carvalho

ARQUITETA, CINEASTA E ESCRITORA

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), cineasta formada em Cinema pela Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela (Buenos Aires) e pós-graduada em Psicologia Analítica com ênfase em Artes Dramáticas pelo Instituto

Freedom / FRAPO.

Atua há mais de dez anos no campo da criação cultural e formativa, com experiência em realização cinematográfica, desenvolvimento de documentários, coordenação de projetos socioculturais e formação de crianças, jovens e adultos nas áreas de cinema, literatura e processos criativos no Brasil.

Entre os projetos realizados, destacam-se as Oficinas Literárias Sou mulher e muita coisa, desenvolvidas com grupos de mulheres quilombolas, indígenas, parteiras, artesãs, agricultoras e lideranças comunitárias, abordando temas como memória ancestral, identidade, pertencimento, narrativas do território e processos de escrita como forma de elaboração simbólica, fortalecimento cultural e construção de narrativas coletivas. O projeto foi selecionado como case de sucesso pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e pela Simbiose Social, tendo sido apresentado em São Paulo com transmissão nacional.

No campo cinematográfico, realizou documentários desenvolvidos integralmente em comunidades quilombolas, com enfoque em memórias ancestrais, identidade coletiva, acesso à educação, certificação quilombola, direitos culturais e direitos humanos, articulando cinema documental, pesquisa de campo, escuta comunitária e práticas etnográficas.

A partir dessas experiências, busca articular a produção documental e os processos formativos realizados em comunidades tradicionais com o estudo da arquitetura vernacular, compreendida como expressão material de modos de vida, saberes ancestrais, relações simbólicas com o território e práticas culturais transmitidas intergeracionalmente.

estrela-22.png
bottom of page